INSTITUCIONAL

Realizada desde 2006, a tradicional Feira do Livro de Votuporanga deu espaço, em 2011, ao Fliv - Festival Literário de Votuporanga, um dos maiores eventos multiculturais do país, que reúne diversas atividades inteiramente gratuitas, ligadas à literatura, às artes e à cultura.

A missão do Fliv é a de promover o hábito da leitura, incentivando-o junto à população, desde a infância, por meio de iniciativas que democratizem o acesso aos livros e ao conhecimento.

O festival tem em sua programação, além de bate-papos com grandes nomes da literatura nacional, sessões de contação de histórias, espetáculos musicais, apresentações teatrais e de dança, oficinas, workshops e espaços voltados para exposição e venda de livros.

Ao longo de suas dez edições, o Fliv registrou um público de mais de 400 mil visitantes, vindos de mais de 40 municípios.

Tal é a sua tradição e magnitude que o Fliv seguiu vencendo as barreiras impostas pela pandemia. Tanto que a edição de 2020 aconteceu em um formato especial, observando todas as normas de segurança e prevenção à Covid 19, cumprindo o seu compromisso de levar arte e cultura para toda a família. A maior parte da programação ocorreu on-line, com eventos em modo drive-in, atingindo, inclusive, novos públicos.

Já passaram pelo festival renomados escritores, como Alice Ruiz, Alice Sant’Anna, André Dahmer, Antônio Cícero, Chacal, Cristóvão Tezza, Humberto Werneck, Ignácio de Loyola Brandão, João Paulo Cuenca, Lourenço Mutarelli, Marcia Tiburi, Marcelino Freire, Mário Prata, Noemi Jaffe, Paulo Lins, Sérgio Vaz, Veronica Stigger, Pedro Bandeira, Raquel Sartori, Valéria Valls, Cristina Judar, Ronaldo Correia Brito, Sérgio Rodrigues, Ricardo Ramos Filho e Micheliny Verunschk.

Também estiveram presentes jornalistas, como Caco Barcellos e Maurício Kubrusly. E grandes atrações musicais, como Almir Sater, Biquíni Cavadão, Chico César, Demônios da Garoa, Ed Motta, Fernanda Porto, Funk Como Le Gusta, Jorge Aragão, Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins, Pato Fu, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Toquinho, Tiê, Zélia Duncan, Arnaldo Antunes e Zeca Baleiro.