NOVIDADES

07/05/13

Duas apresentações pela Mostra de Dança na noite desta terça-feira

Dando sequência à programação da 1ª Mostra Internacional de Dança, a terça-feira será marcada pela apresentação de dois espetáculos: “Resistência”, com o dançarino Armando Pekeno (França) e “Era Uma Vez...”, da Almagêmea Escola de Dança (Votuporanga). As apresentações serão às 21h, no palco da Avenida dos Bancários.

Em “Resistência”, Armando Pekeno utiliza como trilha sonora o discurso de Martin Luther King para discorrer sobre os conflitos internos, a camuflagem social e a busca pela liberdade.

Já o espetáculo “Era Uma Vez...” passeia por diferentes estilos da dança, com números de balé clássico e contemporâneo, dança do ventre, flamenco, hip hop, jazz e sapateado.

06/05/13

Frederico Barbosa e Reynaldo Damazio refletem sobre o ofício do escritor

O ofício do escritor é o tema da roda de conversa que acontece nesta segunda-feira (6 de maio) no FLIV (Festival Literário de Votuporanga). Os convidados são o poeta, editor e crítico literário Reynaldo Damazio e o poeta Frederico Barbosa, gestor da Casa das Rosas, de São Paulo, que é o patrono da terceira edição do evento. A atividade será às 19h30, no espaço da Atol Cultural.

Na roda de conversa, os dois convidados vão falar sobre os desafios que cercam a formação do escritor, desde a construção de um repertório pessoal até a conquista de uma dicção própria. Também serão apresentadas as atividades do Centro de Apoio ao Escritor, da Casa das Rosas, projeto voltado para a orientação de escritores e a difusão da literatura.

Desde o início do FLIV, o público de Votuporanga e região trocou ideias e refletiu sobre a arte da literatura e a obra de Vinicius de Moraes com nomes como Paulo Lins, autor do livro “Cidade de Deus”; Marcelino Freire e Sergio Vaz, que deram e dão voz à literatura da periferia; e os poetas Antonio Cicero e Francisco Bosco. A curadoria das rodas de conversas é do Clube de Autores, principal plataforma editorial de autopublicação da América Latina.

Além disso, um pouco do legado musical do “poetinha” foi apresentado no show de abertura do FLIV 2013, com o cantor Toquinho. O repertório foi focado nas parcerias de sucesso entre Vinicius e Toquinho, tendo ainda a participação da cantora Tiê.

05/05/13

Momentos do FLIV 2013

Grupo Buraco d‘Oráculo levou a reflexão social com seu espetáculo ‘Ser Tão Ser‘

05/05/13

O que rola no FLIV neste domingo


15h – Espetáculo ‘Histórias Musicadas’
Cia. Forrobodó – Pavilhão do FLIV

16h – Roda de conversa com Antonio Cicero e Francisco Bosco
Centro de Convenções

14h às 18h – Brinquedoteca Bibi Fom Fom
Avenida dos Bancários

21h – Mostra Internacional de Dança de Votuporanga
Avenida dos Bancários

05/05/13

Oficina de origami, a arte japonesa das dobraduras em papel

Oficina de origami, a arte japonesa das dobraduras em papel

05/05/13

Tarde de sábado com a cia. Forrobodó e seu espetáculo ‘Fábulas Cantadas‘

Tarde de sábado com a cia. Forrobodó e seu espetáculo ‘Fábulas Cantadas‘

05/05/13

Roda de conversa com o escritor Paulo Lins, mediada por Leo Gonçalves

Roda de conversa com o escritor Paulo Lins, mediada por Leo Gonçalves

05/05/13

Luiz Nadal, ao centro, mediou a roda de conversa sobre literatura marginal com Sergio Vaz e Marcelino Freire

Luiz Nadal, ao centro, mediou a roda de conversa sobre literatura marginal com Sergio Vaz e Marcelino Freire

05/05/13

Bailarina americana Lisa Bufano deu um show de superação e criatividade no Fórum da Dança

Bailarina americana Lisa Bufano deu um show de superação e criatividade no Fórum da Dança

04/05/13

Solo dos Estados Unidos dá sequência ao Fórum da Dança neste sábado

Pela 10ª edição do Fórum Internacional da Dança do Estado de São Paulo, o sábado (4 de maio) é marcado pela apresentação do espetáculo “Spping Fury from a Tea Cup”, de Elizabeth Doud, dos Estados Unidos. A apresentação será às 21h, no palco do Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”.

Imagine um mundo onde já não há nenhuma abelha. Imagine um dia em que os vegetais da abundância, que pensamos como garantidos, cessaram de crescer e produzir frutas e verduras. O espetáculo de Elizabeth Doud ocorre em um futuro nem tão impossível, em que não haveria nenhuma abelha e o sistema de polinização se tornaria incerto.

No domingo (5 de maio), tem início a programação da 1ª Mostra Internacional de Dança de Votuporanga, às 21h, com o espetáculo “Lispectores Processos”, da Elos Cia. de Dança, de Rio Preto. O espetáculo é baseado na obra da escritora Clarice Lispector. A apresentação será no palco da Avenida dos Bancários.

“Lispectores Processos” fundamenta-se na tradução da linguagem escrita para a linguagem da dança, no sentido de que esta, assim como a escrita literária, tem suas singularidades e quer expressar algo como movimento, não o movimento comum ou funcional, mas, sim, aquele dramático, expressivo e poético.

Na segunda-feira (6 de maio), às 21h, a apresentação será pelo Fórum Internacional da Dança, tendo como atração o espetáculo “Mundo Real”, uma coprodução entre Brasil e Holanda protagonizada por Suzana Gomes. A apresentação será no palco da Avenida dos Bancários.

“Mundo Real” é um relato autobiográfico de Suzana, bailarina brasileira radicada na Holanda. Baseado em realidades concretas e abstratas, fatos e ficções de sua vida, a influência do mundo exterior em seu próprio mundo e a busca em reverter esta situação. Constrói-se uma dramaturgia que convida o espectador a entrar em diversas camadas da realidade presente.